O que são percevejos de cama (bed bugs)?

Os percevejos de cama são insetos hematófagos, ou seja, se alimentam de sangue.

Não apresentam asas, possuem corpo achatado e coloração marrom avermelhada, medem aproximadamente 5 a 7mm de comprimento quando adultos e possuem comportamento noturno, sendo encontrados principalmente em quartos e salas.

Ficaram muitos anos “sumidos” do Brasil, mas nesta década (anos 2010), o inseto voltou a frequentar as terras tupiniquins, provavelmente impulsionado pela popularização das passagens aéreas (sobretudo de viagens internacionais), que acabam por propagar a disseminação desta praga pelo transporte de malas/bolsas de viagens, uma vez que são objetos muito visados por este inseto.

Onde vivem?

Os percevejos de cama ficam escondidos em frestas próximas de onde as pessoas dormem.
Os locais mais comuns são:

Untitled-1

 

» Em costuras de colchões e sofás
» Nos estrados e box de camas
» Atrás de rodapés e guarnições de portas
» Em malas e bolsas
» Atrás de quadros próximos à cama
» Atrás de interruptores

 

 

Untitled-1

Como se alimentam?

Os percevejos de cama são atraídos pelo calor dos nossos corpos e pelo dióxido de carbono do ar que expiramos e, assim, aproveitam o momento em que as pessoas estão dormindo e sobem em seu corpo para sugar o sangue.

 

Que doenças os percevejos podem transmitir?

Os percevejos de cama não estão relacionados diretamente com transmissão de doenças ao homem (zoonose); no entanto, podem ser considerados um problema de saúde pública por atrapalharem o sono das pessoas que dormem em local a presença desta praga, o que pode causar letargia, promovendo falta de atenção no trabalho e nas tarefas do dia-a-dia, inclusive ocasionando acidentes.

Como evitar os percevejos de cama?

Como esta praga é disseminada principalmente em malas transportadas em viagens, fique atento quando for se hospedar em hotéis/pousadas e afins, sobretudo em países onde percevejo de cama é mais comum.

Ao acordar, atente-se caso perceber alguma marca de sangue no lençol ou marcas vermelhas e coceiras pelo corpo.

Se algo te despertar a suspeita da presença de percevejos de cama no local, faça uma inspeção nos locais mais comuns de abrigo desta praga, especialmente no colchão.

Caso tenha a infelicidade de descobrir que seu quarto conta com esses hóspedes indesejados, antes de sair do local, faça uma vistoria minuciosa em sua mala e roupas, a fim de evitar o transporte desta praga com você para onde você for.

Como combater os percevejos de cama?

O combate ao percevejo de cama não é tarefa simples, inclusive para muitas empresas especializadas (dedetizadoras).

Caso tenha detectado a presença deste inseto em sua residência, não entre em pânico. Entre em contato com uma empresa de controle de pragas (dedetizadora) e peça uma visita técnica o mais breve possível para avaliar as condições apresentadas em sua residência e, assim, te enviar uma proposta de serviço para resolver o problema.

Muito cuidado na contratação da empresa, pois em vez de um problema, você poder passar a ter dois.

Entre em contato com a DM PRAGAS e tenha a tranquilidade de contratar uma empresa capacitada e de confiança. Telefones (19) 3241.1621 / 2121.7790 –  WhatsApp (19) 9.8133.9000 –  e-mail: dmpragas@dmpragas.com.br.

POR QUE CONTRATAR
A DM PRAGAS?
X