A alta nas temperaturas alerta sobre o aparecimento de escorpiões. O aracnídeo, embora possa ser encontrado em todas as estações do ano, tende a sair de seus esconderijos durante o verão, pois são animais de sangue frio – o metabolismo fica acelerado com o calor.
Os bichos são bastante conhecidos e temidos pela população, principalmente por serem peçonhentos. De acordo com o biólogo Antonio Moura, o veneno destes animais não é suficiente para matar mamíferos, pois este não é seu alimento. “Das mais de 1,6 mil espécies de escorpião, menos de 25 podem fazer mal ao ser humano.” No entanto, a picada é extremamente dolorosa. “Em casos muito raros pode matar o homem, mas depende muito mais do estado de saúde da pessoa”, acrescenta.
Grande parte dos casos de acidentes com escorpiões apresentam sintomas leves, como dor no local da picada. Com menos frequência, as pessoas podem sentir enjoo, diarreias e ter alteração na pressão sanguínea. Os casos graves são extremamente raros e, além dos sintomas descritos, podem desencadear edema pulmonar agudo e levar à morte.
A secretária Luciana Antonio conta que encontrou pelo menos seis animais em sua residência, no Jardim Cila de Lúcio Bauab. A situação melhorou há pouco mais de quatro meses, quando começou a dedetizar a casa. Ela paga, em média, R$ 140 pelo procedimento. “Tenho uma criança de 5 anos em casa e tenho muito medo.”
Crianças, por conta do pouco peso, podem ter efeitos mais intensos após picadas de escorpiões. Além disso, cardíacos e idosos precisam ter cuidados redobrados com o bicho. “É importante ressaltar que o risco é maior, mas não é uma sentença de morte”, afirma Moura.
Focos
Há locais que são focos do aparecimento dos escorpiões, como o sistema de esgoto. Para evitar que os aracnídeos apareçam nas residências por meio do esgoto, é importante manter os ralos bem tapados. É preciso observar se os canos de pias estão bem vedados, sem buracos.
Além disso, entulho, pilhas de material de construção e paredes sem reboque favorecem o aparecimento dos bichos. A recomendação é limpar a casa e retirar objetos inservíveis que possam servir de foco.
Escorpiões também podem se alojar no sistema elétrico da casa. Assim, deve-se manter as tomadas com protetores.
Para evitar acidentes, é indicado deixar camas afastadas de paredes e impedir que lençóis toquem o chão, observar sapatos e roupas antes de vestir e proteger as frestas das portas com panos ou sacos de areia.
De acordo com o biólogo, os venenos que estão disponíveis no mercado não são eficientes para prevenir que a casa esteja livre dos bichos. “Não existe veneno que controle escorpiões. Veneno pode irritar o animal, fazê-lo sair do esconderijo e encontrar o morador”, ressalta Moura.
Fonte: http://www.comerciodojahu.com.br/noticia/1373453/calor-favorece-aparecimento-de-escorpioes