Servidores denunciam infestação de formiga em incubadora neonatal de maternidade de BH

Imagem mostra insetos andando por rosto de recém-nascido e materiais do CTI da Maternidade Odete Valadares. Direção reconheceu problema e diz que tomou medidas de dedetização.

Um vídeo feito por funcionários dentro da Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, mostra uma incubada neonatal infestada por formigas, que andam pelo rosto de um recém-nascido. Os servidores denunciaram negligência do hospital com os bebês. A direção da maternidade reconheceu o problema e disse que tomou medidas de dedetização.

Em relação ao bebê mostrado na imagem, a direção afirmou que ele está bem, mas continua sob os cuidados médicos intensivos.

A denúncia foi feita pela Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg), que diz já ter acionado a direção da maternidade.

“Absurdo! Recém-nascidos são atacados por formigas na maternidade Odete Valadares. Nos berçários da maternidade, os bebês recém-nascidos que estão em incubadoras estão sendo atacados por formigas existentes no setor”, afirmou a Asthemg.

Ainda segundo o sindicato, as imagens foram feitas rapidamente enquanto um profissional realizava o procedimento para retirar as formigas. Conforme os trabalhadores, o serviço de limpeza diário não tem sido suficiente para evitar as formigas. Tubos e equipamentos de soro também são afetados conforme imagens divulgadas.

Em nota, a Maternidade Odete Valadares reconheceu a incidência de formigas no Centro de Terapia Infantil (CTI) neonatal e informou que, além da dedetização, foi alterada toda a rotina de limpeza da unidade, do teto ao piso.

Segundo a fundação, houve o reaparecimento das formigas e um formicida mais potente foi aplicado. O trabalho exigiu que os bebês fossem trocados de leitos. “Junto a isso, foi realizada uma desinfecção terminal no local, após o remanejamento para outros leitos de todos os bebês e da troca das incubadoras”, afirmou.
POR QUE CONTRATAR
A DM PRAGAS?
X