Creche é fechada após escorpião ser achado em bebê conforto

Seis crianças, de 4 a 8 meses, estavam na mesma sala quando professora encontrou o aracnídeo; e esta não é a primeira vez

A Vigilância Sanitária de Pradópolis fechou, na manhã desta terça-feira (27), o Cemei (Centro Municipal de Educação Infantil) Doutor Agenor Pavan, que atende crianças de 0 a 5 anos no município, após dois escorpiões serem encontrados por funcionários na unidade. Um dos animais peçonhentos teria sido saído de um bebê conforto.   
 
Técnicos da Vigilância estão na escola neste momento para avaliar a necessidade de a unidade ficar interditada por mais dois dias. 

A Cidade ON apurou que seis crianças, de 4 a 8 meses, estavam nesta mesma sala quando uma professora encontrou o bicho e correu para pedir ajuda. Uma assistente teria matado o escorpião, grande e de cor amarela, e ajudado a transferir as crianças para outra sala. Em seguida, outro exemplar do aracnídeo foi encontrado em um banheiro do berçário, localizado no Jardim Paulista.  

Por volta das 10h, após as duas ocorrências, todas as crianças foram dispensadas. A Secretaria Municipal da Saúde informou que ninguém foi picado neste período. 

Aline Cristina Silva Cotrim, responsável pela Vigilância Sanitária no município, diz que a dedetização do prédio foi feita no final do ano passado e reforçada nesta segunda-feira (27) contra pragas urbanas. “Ainda assim, tivemos esse incidente. Já acionamos a empresa que fez o serviço anteriormente e imaginamos que a interdição da escola seja de dois dias”, afirma. 

Depois do susto, tanto as adequações químicas quanto as mecânicas devem tornar-se prioridades no trabalho. “Os técnicos vão estudar o espaço e traçar um novo plano para controlar o caso. Os ralos abertos, internos e externos, devem ser trocados. Mas, pedimos a colaboração da população, principalmente dos pais, porque o risco pode ser grande”, conclui Aline. 

Procurada pela reportagem, a secretária da educação, Regina Atique, não atendeu as ligações. Este não foi o primeiro incidente relacionado a escorpiões no Cemei Doutor Agenor Pavan. Em dezembro de 2017, uma estagiária foi picada pelo bicho peçonhento, próximo a um dos berços da sala de descanso, e precisou ser afastada de suas atividades. 

Revolta nas redes sociais 

Joyce Luma, mãe de um dos alunos dispensados nesta terça-feira (27), externou sua indignação em sua página no Facebook. Na postagem, ela escreveu que “isso mostra que a prevenção correta ainda não foi adotada”, diz.   

“Posso falar do assunto, pois ainda estou dentro da edificação. Em 30 minutos, foram encontrados dois escorpiões, sendo um no maternal e o outro no bebê conforto. Aí vai a minha pergunta para os responsáveis: será necessário uma criança ser picada sob o risco de uma parada cardio respiratória para a atitude mais indicada ser devidamente adotada?”, questiona. 

 

Fonte: https://www.acidadeon.com/ribeiraopreto/NOT,0,0,1309873,creche+e+fechada+apos+escorpiao+ser+encontrado+em+bebe+conforto.aspx

POR QUE CONTRATAR
A DM PRAGAS?
X