Doze cabeças de gado da raça Nelore morreram devido um engano de um agricultor na localidade de Consolata, interior de Três de Maio. O incidente ocorreu no fim da manhã da última segunda-feira (1º de junho), logo após a aplicação das doses da vacinação contra a febre aftosa.
Após a vacinação contra a febre aftosa, é comum agricultores aproveitarem o momento para aplicar remédios para controlar parasitas que atacam os animais (carrapato, mosca do chifre etc). Porém na intenção de aplicar um dos remédios, o agricultor Rosalvo Postai, acabou pegando um inseticida de combate a baratas e pulgas.
Conforme informações, após cerca de cinco minutos depois da aplicação do inseticida sobre o lombo dos animais eles começaram a morrer. Dos vinte e um animais, 12 morreram e nove sobreviveram depois que um médico veterinário fez um tratamento.
O prejuízo com a morte dos animais é estimado em cerca de R$ 35 mil reais. Segundo informações, a média de peso dos animais mortos é de aproximadamente 500 quilos, sendo que somente um touro pesava quase mil quilos.
O preparo do veneno que tem a finalidade de combater baratas e pulgas deve ser de um ML, misturado em 20 litros de água. Porém o produto foi colocado puro sobre o lombo dos bois que acabaram morrendo.
Apesar de não ter sido emitido um laudo oficial, a suspeita é que os animais tenham morrido em consequência da aplicação do inseticida.
Fonte: No Ar Notícias