O que são os Escorpiões?

Escorpiões são aracnídeos, tais como as aranhas e os carrapatos.

Se resguardam durante o dia e saem à caça durante o período noturno, ou seja, assim como a maioria das pragas urbanas, são animais de atividade noturna.

Os escorpiões vivem em média 3 a 4 anos e uma ninhada pode ter até 20 filhotes, os quais ficam nas “costas” da mãe até conseguirem se alimentar sozinhos.

A espécie Tityus serrulatus só apresenta indivíduos fêmeas; os óvulos transformam-se diretamente em embriões que dão origem a novas fêmeas (processo denominado partenogênese), já o Tityus bahiensis apresenta os dois sexos.

Quais as Principais Espécies de Escorpião?

Em nossa região (sudeste), sem dúvida as principais espécies são o escorpião marrom (Tityus bahiensis), que vive mais em áreas com mato, e o escorpião amarelo (Tityus serrulatus), que é o mais “famoso” e perigoso deles, pois é a espécie que vive mais próximo das construções residenciais/comerciais.

ee6ad06a009dedfcf5f3c38554fdd12e

         Escorpião Amarelo                                        Escorpião Marrom

Onde vivem? / Onde se abrigam?

Em locais com terra, sombreados e úmidos, pedras, tijolos, construções, frestas de muros, cemitérios, entre outros.

- Vasos de plantas: caso você possua, principalmente vasos que ficam diretamente no chão (piso, terra ou gramado), tenha cuidado com o manuseio.

Do que se alimentam?

Sua alimentação consiste basicamente de insetos, sobretudo grilos e baratas.

Como evitar os escorpiões em minha casa?

Ao seguir as medidas adiante, você certamente diminuirá muito a chance de ter problema com escorpião em seu imóvel.

  • Barreiras físicas

Como são animais rasteiros, é essencial que primeiramente se dê atenção aos acessos (vãos) inferiores de portas e afins. Se bem posicionadas, aquelas ‘cobras de areia’ podem servir de contenção contra escorpiões; porém, se ficar uma mínima fresta, já será o suficiente para permitir o acesso do aracnídeo. O ideal é que se instale (muito bem instalados/posicionados) borrachões ou materiais semelhantes que, quando a porta estiver fechada, não deixe fresta que permita o acesso dos escorpiões. Periodicamente, revise como está o bloqueio deste material instalado. Se o piso for desnivelado, ou se proceda com o nivelamento do piso ou a instalação precisa seguir o padrão de desnível do piso.

Outro acesso que podem ser utilizados por escorpiões para acessar sua residência são os ralos. Certifique-se que o ralo tenha sifão e, sempre busque deixar os ralos fechados/tampados.

  • Remoção de abrigos

Evite deixar restos de telhas, tijolos, madeiras, canos e outros materiais entulhados em seu quintal/área externa.

  • Dedetização periódica do imóvel

Para fechar o ciclo de proteção, é essencial que se realize periodicamente a dedetização do imóvel voltada ao controle de escorpiões e insetos rasteiros. A periodicidade mais recomendada irá depender das condições do local, que deve ser avaliado por um técnico devidamente qualificado.

 

Existe dedetização contra escorpião?

Há mais de uma década existe produto registrado pela ANVISA para o combate a escorpiões.

A somatória de PRODUTO CORRETO + CONHECIMENTO TÉCNICO APURADO, irão resultar em um devido combate a esta praga.

Mas saiba que somente o controle químico (dedetização) não irá te garantir toda a segurança contra esta praga. Uma vez que os produtos se degradam em pouco tempo, muitas áreas onde são aplicados acabam sendo lavadas ou recebem chuvas, além de outras condições que diminuem sua eficácia. Portanto, a fórmula para o sucesso no controle/combate a escorpiões é aliar medidas físicas (barreiras) na estrutura + remoção de possíveis abrigos na área externa + dedetização do local direcionada contra escorpiões.

Qual a melhor época para dedetizar o imóvel contra escorpiões?

Para sua maior segurança, complementando as dicas de prevenção que informamos anteriormente, é de suma importância a realização de uma dedetização no imóvel (com técnica, conhecimento e produto registrado para o controle de escorpiões).

A época tradicionalmente de maior incidência de escorpião é Novembro e Dezembro, ou seja, levando em consideração esta informação, em fins de Outubro seria estrategicamente muito importante a realização de uma dedetização (desinsetização) direcionada ao controle de escorpiões e insetos rasteiros (o que inclui as baratas, que figuram entre os principais alimentos dos escorpiões).

RISCOS PARA A SAÚDE

O escorpião amarelo é o mais venenoso e a espécie mais urbanizada.

Todas as espécies de escorpião podem inocular veneno pelo ferrão, sendo considerados animais peçonhentos. A gravidade do envenenamento varia conforme o local da picada e a sensibilidade do acidentado. A gravidade do acidente deve ser avaliada pelo médico, o qual tomará as decisões sobre o tratamento a ser ministrado.

Os acidentes geralmente ocorrem quando se manuseia material de construção ou entulho em residências e são mais comuns na primavera e no verão.

 

POR QUE CONTRATAR
A DM PRAGAS?
X