Um novo estudo conduzido por investigadores do Brasil, Singapura e Estados Unidos revelou que nunca se deve comer nada que tenha sido tocado por uma mosca. Porquê? As bactérias que estes insectos albergam são transferidas para a comida.
Publicado na Scientific Reports, o estudo analisou os microbiomas – microrganismos que se situam no interior de um organismo vivo – de 116 moscas por todo o mundo. Os resultados comprovaram que a mosca comum transporta centenas de bactérias de fezes e seres mortos nas suas patas e asas – bactérias que são facilmente transportadas para as superfícies onde pousam.
No estudo, as moscas são descritas como “transportes aéreos” de bactérias. “As patas e as asas mostram a maior diversidade microbial da mosca, sugerindo que as bactérias utilizam estes insectos como transporte aéreo”, disse Stephan Schuster, investigador da Universidade de Singapura, citado pelo Daily Mail. “O mais provável é que a bactéria sobreviva, crescendo e espalhando-se na nova superfície”.
Os investigadores acreditam que, se se comer algo que uma mosca tenha tocado, se ingiram as bactérias que o insecto transporta.
Fonte: http://www.sabado.pt/ciencia—saude/detalhe/nunca-deve-comer-algo-que-uma-mosca-tenha-tocado-dizem-cientistas