Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro anteciparam o início da campanha estadual de vacinação contra febre amarela. Agora, o fracionamento da vacina terá início no dia 25 de janeiro, com término previsto para os dias Em São Paulo, 54 municípios participarão da campanha, com previsão de vacinar 8,3 milhões de pessoas, sendo 6,3 milhões com a dose fracionada e 2 milhões com a padrão. Já no Rio de Janeiro, 7,7 milhões de pessoas deverão receber a dose fracionada e 2,4 milhões a padrão, em 15 municípios. No próximo dia 27 de janeiro, a partir das 9h, a Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro realizará o “Dia D” de vacinação contra a febre amarela. Todos os 92 municípios do Estado vão participar da campanha. Em São Paulo, os postos de saúde abrirão excepcionalmente em dois sábados (3 e 17 de fevereiro) para alcançar um maior número de pessoas. Até o momento, a campanha de vacinação no Estado da Bahia permanece na data prevista (entre 19 de fevereiro e 9 de março). Na Bahia, 2,5 milhões de pessoas serão vacinadas com a dose fracionada e 813 mil com a dose padrão em oito municípios.
A nova mudança ocorreu após a desenfreada corrida pela vacina nos Estados. Postos de saúde têm reunido filas de até oito horas de espera após o aumento no número de casos e de óbitos nessa nova onda de febre amarela. Desde julho de 2017, segundo o Ministério da Saúde, foram confirmados 35 casos da doença com 20 mortos [11 mortes em São Paulo, 7 em Minas Gerais, 1 no Rio de Janeiro e 1 no Distrito Federal]. “Muitas pessoas que não têm indicação da vacina estão procurando os postos”, contou o secretário de Saúde de São Paulo, David Uip. Pessoas idosas, que já foram vacinadas, buscam os pontos de vacinação na esperança de ter uma proteção “reforçada”. Um erro, alertam os especialistas em saúde pública. Além de não aumentar a proteção, a aplicação da vacina de forma repetida, em um curto espaço de tempo, aumenta o risco de reações adversas.
Fonte: https://noticias.bol.uol.com.br/ultimas-noticias/ciencia/2018/01/18/sp-antecipar-fracionamento-de-vacina-da-febre-amarela-para-25-de-janeiro.htm