Estamos a poucos dias do verão, que começa em 21 de dezembro. A estação mais quente do ano, apesar de ser ótima para curtir praia e piscina, é marcada pelo retorno do mosquito da dengue, que chega com tudo quando as temperaturas sobem.
O mosquito da dengue, ou Aedes aegypti, é originário do Egito e vem se espalhando pelo planeta desde o século 16, época das Grandes Navegações. Ele chegou ao continente americano no período colonial, por meio de navios que traficavam escravos.
A primeira epidemia de dengue em terras americanas aconteceu no Peru, no início do século 19, com surtos em outros países, como Colômbia e Venezuela. No Brasil, os primeiros relatos do mosquito datam do final do século 19, em Curitiba (Paraná).
A seguir, saiba mais sobre esse temido inseto e proteja-se!
Tempo de vida
A fêmea do Aedes aegypti vive entre 30 e 45 dias. E só ela se alimenta de sangue humano. Funciona assim: tanto o macho quanto a fêmea gostam de substância açucaradas, como o néctar das flores. Mas, ao acasalar, ela precisa de proteínas para que os ovos se desenvolvam – e encontra essa substância no sangue humano. Depois que os ovos são postos, se estiverem em ambiente com temperatura e umidade adequadas, um mosquito adulto surgirá em 10 dias.
Os repelentes funcionam contra o mosquito da dengue?
De acordo com a Organização Mundial da Saúde, os repelentes que contêm icaridina (princípio derivado da pimenta) são os que mais protegem da picada do mosquito da dengue. A icaridina não é tóxica, não tem cor e possui fragrância agradável. Mas lembre-se de que a proteção não é total. Por isso, é importante não deixar os outros cuidados de lado.
O melhor jeito é não deixar que o mosquito se reproduza. Esse inseto nasce e cresce dentro da água – as larvas podem ser encontradas na água de vasos e pratos de plantas e em terrenos ou piscinas abandonadas, por exemplo. Por isso, para evitar que o mosquito nasça, é importante não deixar água parada em nenhum recipiente, manter a caixa d’água fechada, limpar as calhas de telhados e deixar bem fechados os recipientes de água potável.
Fonte: http://www.vivamais.com.br/noticias/curiosidades/onde-o-mosquito-da-dengue-surgiu-aedes-aegypti-egito-prevencao-repelente-verao-inseto.phtml